segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Samsung vence outra disputa judicial contra a Apple nos Estados Unidos

A Corte Federal de San Jose, na Califórnia, negou na última sexta-feira, 2, o pedido de abertura de investigação contra a Samsung feito pela Apple. A fabricante do iPhone e do iPad queria a proibição das vendas de três modelos de smartphones e de um de tablet da Samsung, da linha Galaxy. A juíza distrital Lucy Koh afirmou que a Apple não atingiu os padrões necessários para impedir a venda dos produtos da Samsung, embora a empresa tenha conseguido provar em alguns tribunais do mundo que a fabricante coreana copiou o design do iPhone e do iPad. As empresas ainda têm disputas judiciais na Holanda, Austrália e Alemanha.

"Ainda permanecem questões-chave sobre quebra de patentes nos referidos dispositivos e a Samsung levantou pontos substanciais sobre a validade de uma das quatro patentes da Apple no caso", diz ela na decisão. A juíza explicou que a Apple deveria comprovar que sofreria danos irreparáveis sem o impedimento das vendas da Samsung, maiores que o interesse público em ter esses produtos no mercado. Sua conclusão foi que o dano à Samsung seria muito maior e que a empresa tem direito de competir no mercado norte-americano.

Em resposta à decisão, as empresas divulgaram à imprensa internacional notas retomando o posicionamento em casos semelhantes – a Samsung reforçou a decisão do juiz, dizendo que "faltam méritos" à acusação da Apple, enquanto esta reforçou que tem necessidade de proteger seus produtos e patentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário